A gravidez é o resultado da fecundação do gameta feminino pelo masculino: característica típica da reprodução sexuada. Na nossa espécie, a fecundação é interna, já que tal união ocorre no interior do corpo da mulher, durante o ato sexual. Além disso, seres humanos, assim como a maioria dos mamíferos, são vivíparos, ou seja: o embrião depende diretamente da mãe para se nutrir e se desenvolver, e fica no interior de seu corpo até o nascimento.
A partir da puberdade, muitas modificações ocorrem em nosso corpo, tanto em nível físico quanto psicológico. É em torno dessa idade que rapazes e moças passam a ter condições biológicas que propiciam a reprodução. Por isso, é necessário responsabilidade, uma vez que tais novidades vêm juntamente com novos desafios e também riscos, como o perigo de se adquirir uma doença sexualmente transmissível, ou mesmo uma gravidez indesejada.
A gravidez corresponde, para um número significativo de pessoas, a um momento especial na vida da mulher e/ou do casal – basta ver a grande quantidade de sites, revistas e tratamentos médicos que se atentam a esta temática. Na verdade, mesmo para aqueles que não concordam com essa afirmação, é inegável quão surpreendente é essa capacidade de, a partir de nós mesmos, serem formados novos organismos.
Diante disso, esta seção tem o objetivo de informar sobre a gravidez humana: desde aspectos biológicos relativos a este processo, até mesmo o fornecimento de dicas de como se ter uma boa gestação. Para informações mais específicas sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos relacionados ao tema, visite a seção Sexualidade.
Surpreenda-se!