Gaviais (Gavialis gangeticus)

Gavial macho.

Reino:  Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Gavialidae
Gênero Gavialis
Espécie Gavialis gangeticus


Os gaviais são crocodilianos pertencentes à Família Gavialidae, Gênero Gavialis. Na atualidade, existe somente a espécie Gavialis gangeticus, uma vez que as demais já se encontram em extinção.

Tais indivíduos são nativos da Índia e Nepal, e se encontram, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), criticamente ameaçados. Apesar de não possuírem predadores naturais, a perda e a modificação de habitats; e a utilização de sua carne, couro, ovos e outras estruturas; são as principais causas que influenciam nesse fato. Acredita-se que o número de indivíduos, na atualidade, não exceda os 300.

A característica marcante desses animais é o focinho alongado e estreito. Tal estrutura se apresenta como uma adaptação aos seus hábitos alimentares, uma vez que sua dieta é à base de peixes. Os mais jovens também podem ingerir anfíbios, pequenos artrópodes, larvas e matéria orgânica em decomposição.

O corpo é longo e robusto, atingindo até seis metros e meio de comprimento e duzentos quilos; e as patas são proporcionalmente pequenas. A coloração é amarronzada no dorso, e amarelada no ventre. Nos gaviais, mesmo quando a boca se encontra fechada, todos os dentes ficam visíveis.

Machos adultos apresentam uma saliência na ponta dos focinhos, sendo essa uma das principais características que os distinguem das fêmeas, além do tamanho (elas são menores). Os machos atingem a maturidade sexual aos dez anos e elas, aos três; sendo capazes de dar origem a cerca de cinquenta ovos por ninhada, que são vigiados pelas fêmeas por mais ou menos setenta dias, até o momento em que auxiliam seus filhotes a saírem de seus ovos. Eles nascem com coloração marrom-acinzentada, com faixas transversais em todo o corpo e na cauda. A expectativa média de vida é de cinquenta anos.

Por: Mariana Araguaia

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Arranjo com repetição
União Soviética (URSS)
Poliomelite
Força centrípeta
Todas as vídeo aulas

Versão completa