Furúnculo

O furúnculo é uma infecção na região do folículo piloso e da glândula sebácea, causada pela bactéria Staphylococcus aureus

O furúnculo é uma infecção cutânea na região do folículo piloso e da glândula sebácea, comprometendo o tecido subcutâneo circundante, causada geralmente por uma bactéria, a Staphylococcus aureus. Esta bactéria provoca a formação de um nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com uma área amarelada no centro com a presença de pus. Essa lesão pode ocorrer em diversos lugares, mas é mais comum em regiões com muito pelo e mais expostas à umidade, pressão e atrito, tais como as axilas, nádegas, coxas e pescoço.

A transmissão ocorre por meio de contato entre indivíduos com lesão purulenta, por portadores assintomáticos ou mesmo por autoinfecção, que é responsável por 1/3 das infecções. Ao entrar no folículo piloso, a bactéria se dissemina, formando a lesão, que possui tamanho variável de acordo com a profundidade do folículo afetado. A evolução do quadro costuma ser benigna, havendo os cuidados adequados.

Não havendo complicações, o fim da infecção ocorrerá normalmente, havendo o rompimento espontâneo, mas a aplicação de calor úmido no local acelera o tratamento. Somente em alguns casos, quando há agravamento do quadro, é necessário o uso de antibióticos locais ou orais, que devem ser administrados somente sob orientação médica. Em outros, é necessária intervenção cirúrgica para a realização da drenagem do pus.

A prevenção de furúnculos e os cuidados para o não agravamento do quadro consistem em nunca espremer o nódulo; manter sempre as mãos limpas para evitar autoinfecção; evitar roupas justas ou de materiais que dificultem a evaporação do suor e utilizar roupas pessoais e íntimas sempre em bom estado de higiene, pois estas podem ser veículos de transmissão da bactéria.

Por: Flávia de Figueiredo Machado

Últimas Aulas

Teorema da bissetriz interna
Panteras Negras
Sais: Nomenclatura
Empuxo
Todas as vídeo aulas

Versão completa