Floresta temperada

As florestas temperadas são encontradas em regiões de clima temperado

Também chamada de floresta decídua temperada ou floresta temperada decídua, a floresta temperada é encontrada nas regiões do oeste da Europa, região leste dos Estados Unidos e da Ásia e sul do Brasil e da América do Sul, onde o clima é temperado e as estações do ano são bem definidas. Nessas florestas, a temperatura pode variar entre -300C no inverno e 300C no verão, e o solo é mais rico em nutrientes do que o solo das florestas tropicais. Em compensação, a decomposição de matéria orgânica é bem mais lenta do que nas florestas tropicais. As árvores da floresta temperada são mais abertas do que as árvores das florestas tropicais.


As árvores da floresta temperada perdem as folhas no inverno

Nas regiões onde ocorre a floresta temperada é comum vermos espécies vegetais como carvalho, faia, bordo, magnólia, nogueira, castanheira, bétula, entre outras. As árvores se caracterizam por possuírem raízes profundas e perderem as folhas no inverno, sendo por isso chamadas de caducifólias (caducus = que cai) ou decíduas (deciduus = que cai). Em razão do inverno rigoroso, as árvores perdem as folhas, pois, com isso, reduzem a atividade metabólica do vegetal, necessária para suportar baixas temperaturas. Também é comum encontrarmos nessas florestas arbustos, plantas herbáceas e musgos. No sul do Brasil, nas regiões de maior altitude, como nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podemos encontrar a floresta de araucárias ou mata dos pinhais, onde a árvore que predomina é o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia), que é uma espécie indecídua, ou seja, que não perde as folhas, mantendo-as sempre verdes.


No sul do Brasil podemos encontrar a floresta das araucárias, também chamada de mata dos pinhais

A fauna da floresta temperada é muito rica, sendo que a maioria dos animais migra no inverno, enquanto que os que permanecem hibernam ou se abrigam em tocas. Há vários animais invertebrados e vertebrados, como javalis, veados, raposas, doninhas, esquilos, ursos, gambas, pumas, entre tantos outros. Há alguns animais que morrem no inverno, mas deixam ovos que resistem ao rigoroso inverno e eclodem na primavera.


Nas florestas temperadas encontramos uma fauna muito rica

Por: Paula Louredo Moraes

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Marquês de Pombal
Polígonos regulares circunscritos
Calor específico (termologia/calorimetria)
Estética na Filosofia
Todas as vídeo aulas

Versão completa