A divisão celular é um processo de reprodução celular, no qual uma célula se divide e origina duas células-filhas (mitose) ou quatro células-filhas (meiose).
Divisão celular é o processo no qual uma célula dá origem a duas ou quatro células-filhas, necessário para a reprodução, crescimento dos organismos, reparação celular, cicatrização e outras funções. Existem dois tipos de divisão celular: mitose, que ocorre em células somáticas, no qual a célula-mãe gera duas novas células idênticas, mantendo a mesma quantidade de DNA; e meiose, que ocorre em células germinativas, e a célula-mãe forma quatro células-filhas com metade do número de cromossomos.
Leia também: Organelas celulares — as estruturas envolvidas por membranas presentes em células eucariontes
Resumo sobre divisão celular
-
A divisão celular é um dos processos mais importantes dos organismos.
-
É responsável, dentre outras coisas, pela reprodução, crescimento e regeneração das células.
-
Antes de se dividir, a célula inicia um processo chamado de interfase.
-
Existem dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
-
A mitose ocorre em células somáticas, ou seja, naquelas que não são germinativas.
-
A mitose possui quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
-
A meiose ocorre em células germinativas, dando origem aos gametas.
-
As fases da meiose são: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I e as fases prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
O que é divisão celular?
A divisão celular é um processo de reprodução celular em que uma célula se divide para formar outras. Esse é um dos processos mais importantes que ocorre nos organismos, pois ele é responsável pela formação dos gametas, pela manutenção da vida, reparação de danos, dentre outras funções.
Existem dois tipos de divisão celular, um que ocorre nas células germinativas para a formação dos gametas e outro que ocorre a partir da fecundação e faz todo crescimento do corpo, formação dos órgãos e continua ocorrendo pelo resto da vida nas células somáticas.
Compreender o processo de divisão celular é muito importante. Por meio dele, por exemplo, podemos entender como acontece a formação do câncer (carcinogênese), que é decorrente de mitoses sem controle.
Divisão celular e ciclo celular
A divisão celular acontece no núcleo das células eucariontes. Nas células procariontes, esse processo é chamado de fissão binária, um mecanismo no qual a bactéria se replica de forma simples.
O núcleo celular representa a região de comando das atividades celulares e nele se encontra o material genético do organismo, o DNA. O ciclo celular representa os eventos que preparam e realizam a divisão celular.
A célula, antes de se dividir, precisa duplicar o material genético e iniciar a interfase, um longo período no qual acontecem algumas fases.
-
Fase G1: onde ocorre o crescimento celular, o aumento de organelas, a síntese de RNA e proteínas; no final dessa fase, existe um ponto de checagem para verificar se tudo está conforme o esperado antes de seguir adiante.
-
Fase S: é a fase mais longa e mais importante da interfase. É nela que ocorre a duplicação do DNA e dos centríolos.
-
Fase G2: nessa fase, ocorre outro ponto de checagem para ver se todo o DNA foi corretamente replicado e se a célula cresceu o suficiente para ir para a mitose.
-
Fase M: é a fase da mitose, que se divide em prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Tipos de divisão celular
Existem dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
→ Mitose
A mitose é a divisão celular que ocorre em células somáticas. É um processo muito importante que acontece durante toda a nossa vida e em todo o nosso corpo, em algumas células com mais frequência do que em outras. É um tipo de divisão equacional, isso significa que a célula-mãe gera duas novas células idênticas, mantendo nelas a quantidade de DNA que possui.
Interessante: A maioria das células sofre mitose, mas algumas células não se dividem, como é o caso dos neurônios.
◦ Qual a função da mitose?
A mitose se relaciona com o crescimento, regeneração ou cicatrização e reprodução em organismos unicelulares.
◦ Quais as etapas da mitose?
A mitose é dividida em quatro fases:
-
Prófase: na prófase, o DNA começa o processo de se enrolar, ou seja, a condensação dos cromossomos. Os centrossomos migram para polos opostos da célula e ocorre a formação do fuso mitótico. No final dessa fase, o envoltório nuclear é fragmentado.
-
Metáfase: os cromossomos se alinham na placa metafásica, bem no meio da célula, para serem puxados para os lados opostos. Nessa fase, os cromossomos estão na sua condensação máxima, por isso, essa é a melhor hora para fazer o cariótipo, pois os cromossomos estão bem visíveis.
-
Anáfase: aqui ocorre a separação das cromátides irmãs, quando cada uma vai para um lado.
-
Telófase: é onde os cromossomos descondensam, não ficam mais compactos, e o envoltório nuclear é novamente construído. No final dessa fase, ocorre a citocinese, que é a divisão do citoplasma e, por fim, duas células-filhas idênticas são geradas.
→ Meiose
A meiose é a divisão celular que ocorre em células germinativas. É um tipo de divisão reducional, isso significa que a célula mãe forma quatro células filhas com metade do número de cromossomos que possui. Esse processo se divide em duas fases: meiose I e meiose II.
◦ Qual a função da meiose?
A meiose está envolvida na formação dos gametas.
◦ Quais as etapas da meiose?
-
Prófase I: o envoltório nuclear é fragmentado, inicia a condensação dos cromossomos e os cromossomos homólogos pareados trocam pedaços, em um processo chamando crossing-over, muito importante para favorecer a variabilidade genética.
-
Metáfase I: os cromossomos se alinham na placa metafásica em pares.
-
Anáfase I: os cromossomos homólogos se separam.
-
Telófase I: os cromossomos são puxados para os polos, o envoltório nuclear se forma, os cromossomos se descondensam e ocorre a citocinese, onde duas novas células são formadas. A seguir, essas duas células também irão se dividir, formando mais duas células, que totalizam no final da meiose II quatro células-filhas.
Observação: A meiose II também tem as quatro fases: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, mas não ocorre o crossing-over na prófase II, apenas na I. Na fase II ocorre uma divisão equacional.
Quais as diferenças entre mitose e meiose?
Veja a seguir as principais diferenças entre mitose e meiose:
-
Mitose: ocorre para o crescimento, para regeneração, como no caso da cicatrização, e para renovação de tecidos. Ocorre basicamente no corpo inteiro. É uma divisão celular equacional. Tem apenas uma fase.
-
Meiose: ocorre em células germinativas, forma os gametas e ocorre nos testículos e nos ovários. É muito importante para garantir que se mantenha o número de cromossomos da espécie. É uma divisão celular reducional. Tem duas fases.
Veja também: Sinalização celular — uma forma de comunicação entre as células
Exercícios resolvidos sobre divisão celular
Questão 1
(Uece)
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as células cancerosas multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, elas têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápidas e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
Fonte: https://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.
O processo de multiplicação dessas células se dá por
A) mitose.
B) metástase.
C) meiose.
D) disseminação
Resolução:
Alternativa A.
O processo de formação dos tumores ocorre por mitoses sucessivas.
Questão 2
(PUC) São características EXCLUSIVAS da meiose em relação à mitose:
A) desaparecimento da carioteca e duplicação do DNA.
B) duplicação do centríolo e formação da placa equatorial.
C) formação do fuso e presença de áster.
D) formação de células haploides e separação de cromátides.
E) crossing-over e pareamento de homólogos.
Resolução:
Alternativa E.
O crossing-over só ocorre na meiose I