DIU

DIU: dispositivo intrauterino

O dispositivo intrauterino, também chamado de DIU, é um artefato que, cirurgicamente, é inserido na cavidade uterina, com a finalidade de impedir uma possível gravidez. Ele provoca alterações no endométrio, impedindo a chegada dos espermatozoides até as trompas e, caso ocorra a fecundação, inviabiliza a nidação, ou seja: a fixação do óvulo nessa região.

Os DIUs podem ser inertes, que são aqueles que não contêm ou não liberam substâncias; ou medicados (também chamados de ativos), que são aqueles que apresentam metais, como o cobre, ou hormônios, exercendo ação bioquímica local, aumentando sua eficácia (entre 97 e 99%).

Tal método contraceptivo, além da grande eficiência na prevenção da gravidez, apresenta outras vantagens:

- Poucos efeitos colaterais;
- Não provoca a interrupção do ato sexual, para que algum dispositivo seja utilizado;
- Longa durabilidade (um único DIU dura pelo menos um ano, até que seja necessário ser trocado);
- É imediatamente reversível;
- Pode ser inserido durante a lactação.

O DIU é altamente indicado para mulheres (ou casais) que desejam um espaço maior entre uma gravidez e outra, e àquelas que apresentam contraindicações aos métodos hormonais de contracepção. Recomenda-se que ele seja colocado após o parto, aborto ou durante a menstruação, uma vez que sua inserção pode provocar abortamentos. Neste último caso, uma vantagem adicional é que, em tal período, o colo do útero se apresenta mais dilatado, facilitando o procedimento.

Suas contraindicações incluem: presença de infecção vaginal, anormalidades na cavidade uterina, presença de tumores uterinos, sangramentos vaginais sem causa conhecida, pacientes imunossuprimidas, gestantes, e mulheres que não possuem parceiro fixo e apresentam vida sexual ativa. Alguns profissionais sugerem que o DIU não seja utilizado por aquelas que nunca tiveram filhos, já que são maiores as chances de ele ser rejeitado pelo útero, podendo provocar uma gravidez não planejada, infecções e até mesmo infertilidade.

Importante:

O DIU, ao contrário da camisinha masculina e feminina, não é eficaz na prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Por: Mariana Araguaia

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Ilhas de calor
Maias | Civilizações Pré-Colombianas
Força de atrito
O que é verdade?
Todas as vídeo aulas

Versão completa