Competição inter e intraespecífica

Na imagem acima, vemos um exemplo de competição intraespecífica

A competição é uma relação ecológica desarmônica na qual os indivíduos envolvidos disputam recursos do meio.

A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc. Já a competição intraespecífica envolve indivíduos de uma mesma espécie, que além de disputarem os mesmos recursos do meio, também disputam indivíduos da mesma espécie (brigas entre machos) em busca de uma parceira capaz de produzir descendentes férteis.

As duas competições são imprescindíveis para a natureza, pois além de regularem o tamanho das populações, contribuindo para evitar a superpopulação de espécies, também contribuem para o processo de seleção natural, no qual somente os indivíduos melhores adaptados conseguem sobreviver no ambiente.

Na competição interespecífica, podemos citar como exemplos a competição existente entre plantas de diferentes espécies que competem por água e nutrientes, espécies herbívoras, como o veado, que competem com outras espécies herbívoras como o gado, entre outras.

Um exemplo clássico de competição intraespecífica é o da territorialidade. Nesse fenômeno, indivíduos de uma espécie marcam seu território, impedindo que outros indivíduos da mesma espécie invadam esse espaço. Isso é frequente na época do acasalamento, quando os machos delimitam seu espaço e o defende contra outros machos. Cada espécie tem sua forma de delimitar seu território, por exemplo, através de lutas entre machos, através do canto como os pássaros, substâncias produzidas por glândulas como nos mamíferos etc.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Grécia Antiga: Período Arcaico
Fotossíntese: fase clara
Ponto de fusão e ponto de ebulição
Calor sensível | Calorimetria
Todas as vídeo aulas

Versão completa