Células haploides e diploides

As células haploides e diploides diferenciam-se pela quantidade de conjuntos cromossômicos que possuem.

As células diploides apresentam dois conjuntos cromossômicos

Constantemente, vemos nos livros as expressões “haploide” e “diploide”, principalmente quando o assunto é divisão celular. Esses termos referem-se ao conjunto de cromossomos que uma determinada célula possui.

  • Células haploides

    As células haploides são aquelas que apresentam apenas um conjunto cromossômico. Como o número de cromossomos presentes em um conjunto cromossômico é representado pela letra n, essas células são simbolizadas apenas por n. Nesse grupo de células, cada cromossomo encontra-se isolado, isto é, não forma par com outro cromossomo. Por não apresentarem pares de cromossomos, essas células não possuem os chamados cromossomos homólogos.

    No caso dos seres humanos, sabemos que essa espécie possui 46 cromossomos, dos quais 23 foram adquiridos do pai e os outros 23 da mãe. Em células somáticas (células responsáveis pela formação de tecidos e órgãos), encontramos 46 cromossomos, e nas células reprodutivas (gametas) encontramos apenas 23. Por apresentarem apenas 23 cromossomos, ou seja, um conjunto cromossômico, nossos gametas são consideradas células haploides.

    A importância de ter gametas haploides está no fato de que, após a fecundação, é restabelecido o número de cromossomos daquela espécie. Se os gametas fossem diploides, observaríamos a duplicação do número de cromossomos da espécie a cada fecundação.

  • Células diploides

    As células diploides são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos. Nessas células, observamos os cromossomos aos pares, portanto, percebemos a presença dos cromossomos homólogos, que são aqueles que se caracterizam por possuir mesma forma, tamanho e genes. Essas células são identificadas como 2n (2 conjuntos cromossômicos).

    As células diploides nos seres humanos são as somáticas, as quais apresentam 46 cromossomos, ou seja, 23 pares. No caso dessas células, temos que 2n = 46.

  • E as células poliploides?

    Existem ainda as células denominadas de poliploides, que são aquelas que têm mais de dois conjuntos cromossômicos, portanto, elas são 3n, 4n, 5n, e assim sucessivamente. Em animais, a poliploidia leva a anormalidades e morte. Nas plantas, essa é uma característica comum.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O uso obrigatório da crase
O que foi o tenentismo?
Respiração celular: cadeia respiratória
Bases
Todas as vídeo aulas

Versão completa