Células eucariontes

As células eucariontes possuem um núcleo celular, organelas e podem ser animais ou vegetais.

Estrutura da célula eucarionte animal, com núcleo, organelas e membrana plasmática.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético fica separado dos demais componentes celulares pelo envoltório nuclear denominado carioteca. Além do núcleo, essas células possuem várias estruturas denominadas organelas, localizadas em seu citoplasma. Esse tipo celular pode ser encontrado em organismos como algas, protozoários, fungos, plantas e animais.

Leia também: Teoria celular — aquela que afirma que célula é a unidade básica dos seres vivos

Resumo sobre células eucariontes

  • As células eucariontes são complexas e possuem um envoltório nuclear, separando o material genético dos outros componentes celulares.

  • São constituídas de várias estruturas, entre elas membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

  • As organelas citoplasmáticas são as estruturas especializadas revestidas de membrana, localizadas no citoplasma das células eucariontes.

  • Esse tipo de célula é encontrado em organismos como algas, fungos, plantas e animais.

  • Entre as principais diferenças entre as células procariontes e eucariontes estão o tamanho, a presença de núcleo e organelas nas eucariontes e a divisão celular.

  • De acordo com teoria da endossimbiose, as células eucariontes evoluíram das procariontes.

Características das células eucariontes

As células eucariontes ou eucarióticas são mais complexas que as procariontes, que surgiram muito antes. Elas possuem membrana nuclear individualizada, separando o material genético (DNA) dos outros componentes celulares e vários tipos de organelas, como as mitocôndrias, ribossomos, lisossomos, entre outras, que veremos a seguir. Os animais e as plantas são constituídos por essas células.

Esse tipo de célula pode ser animal ou vegetal. Os dois tipos celulares são quimicamente semelhantes, mas possuem algumas singularidades que os distinguem. Por exemplo, a célula animal não possui a parede celular e os cloroplastos, presentes na vegetal.

A reserva energética nas células animais é o glicogênio, e elas possuem um nível de organização interna, conhecida como citoesqueleto, responsável pelos movimentos e pela forma das células. Já na célula vegetal, a presença da parede celular, plastídios, vacúolo e a capacidade de obtenção de energia por meio do processo de fotossíntese são as principais características.

Estrutura de células animais e células vegetais

Uma das características mais importantes das células eucariontes é a realização da divisão celular, que ocorre de duas formas, denominadas mitose e meiose. Na mitose, ocorre a divisão de uma célula-mãe para duas filhas, idênticas. Graças a esse processo, temos o crescimento do corpo e a regeneração celular. Já na meiose são geradas quatro células-filhas, com metade do material genético da célula-mãe. Esse processo ocorre na fecundação e é feito pelas células germinativas, que formam os gametas.

Leia também: Diferença entre células haploides e diploides

Partes da célula eucarionte

As células eucariontes apresentam partes morfológicas diferenciadas. As principais partes da célula animal são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular.

  • Membrana plasmática

A membrana plasmática ou membrana celular é uma estrutura presente em todos os tipos de células e possui a função de proteger as estruturas celulares ao delimitar a célula, separando-a do meio externo. Ela é formada por uma dupla camada lipídica e possui o que chamamos de permeabilidade seletiva, que significa que tudo que entra ou sai da célula depende da membrana plasmática.

  • Citoplasma

O citoplasma é a porção mais volumosa da célula, onde são encontradas as organelas celulares. É composto pelo citosol (hialoplasma ou citoplasma fundamental), citoesqueleto e organelas.

  • Núcleo celular

O núcleo celular representa a região de comando das atividades celulares. O DNA, nosso material genético, fica armazenado dentro dele, e é no núcleo que ocorre a divisão celular, um processo importante para o crescimento e reprodução das células.

Organismos que possuem células eucariontes

São exemplos de seres vivos eucariontes os animais, os vegetais, os protozoários e os fungos. Em organismos pluricelulares, as células eucariontes dão origem aos tecidos e órgãos.

Diferenças entre células eucariontes e procariontes

 Diferença entre bactérias, células animais e células vegetais

Os seres procariontes surgiram muito antes dos eucariontes. As células procariontes ou procarióticas são mais simples, e sua principal característica é a ausência de um núcleo celular separando o DNA, que fica disperso no citoplasma. Elas são basicamente compostas por parede celular, membrana plasmática, material genético, plasmídeos e ribossomos, ou seja, não vemos os compartimentos que são encontrados nas eucarióticas. São exemplos de seres vivos procariontes as bactérias e as cianófitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria).

Entre as principais diferenças dos tipos celulares, podemos citar:

  • o tamanho das células, que é menor nas procariontes;

  • como já mencionado, a presença de um núcleo verdadeiro, constituído de membrana nas células eucariontes;

  • a presença de várias organelas nas células eucariontes;

  • a parede celular das células procariontes;

  • a divisão celular, que nos seres procariontes é por fissão binária e nos eucariontes, por mitose.

Videoaula sobre células eucariontes e procariontes

Origem das células eucariontes

A teoria mais aceita em relação à origem das células eucariontes é que elas evoluíram dos procariontes, por meio da endossimbiose e de invaginação da membrana plasmática, dando origem aos compartimentos internos que formaram as organelas e o envoltório nuclear.

Organelas celulares

Estrutura anatômica da célula animal com organelas

As organelas são pequenas estruturas especializadas, localizadas no citoplasma, que desempenham importantes funções para o funcionamento das células, como a respiração, a reprodução, a digestão, entre outras. Cada organela desempenha uma função diferente. São elas:

  • Mitocôndrias: sua função é realizar o processo de respiração celular. Dentro delas, na matriz mitocondrial, ocorre o ciclo de Krebs, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções celulares. Elas possuem o DNA mitocondrial (mtDNA).

  • Ribossomos: a função dos ribossomos é a síntese de proteínas nas células. Esse processo ocorre junto dos ribossomos, do DNA e do RNA. Eles são encontrados em todos os tipos celulares.

  • Retículo endoplasmático: relacionado com a produção de lipídios e proteínas que compõem as membranas celulares. Existem dois tipos: o liso e o rugoso.

  • Complexo de Golgi: as principais funções do complexo de Golgi são modificar, armazenar e exportar substâncias.

  • Lisossomos: possuem enzimas que atuam na digestão intracelular, degradando diversas substâncias.

  • Centríolos: auxiliam na divisão celular, atuando na separação do material genético.

  • Vacúolos: existem apenas em células vegetais. Contêm o suco vacuolar, com reservas de água e outras substâncias.

  • Plastos: são classificados em três tipos: cromoplastos, leucoplastos e cloroplastos e atuam em várias funções nas plantas, como na síntese de aminoácidos e no armazenamento de amido. Os cloroplastos contêm o pigmento clorofila, que faz a fotossíntese.

Leia também: Como a Biologia Celular é cobrada no Enem?

Exercícios resolvidos sobre células eucariontes

Questão 1

(UFRR) Há algum tempo os biólogos vêm pesquisando a origem das organelas celulares e sugerem que os dois tipos básicos de organização celular dos dias atuais são heranças de um passado remoto. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica está relacionada às associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres. Com base no exposto e em seus conhecimentos sobre as células procarióticas e eucarióticas, em relação às afirmativas abaixo, é CORRETO afirmar que:

I - Essa hipótese, chamada de teoria endossimbiótica, é muito improvável, porque a simbiose é um evento raro na natureza.

II - A membrana que envolve as mitocôndrias e os cloroplastos é dupla, o que sugere que bactérias endossimbiontes foram fagocitadas por uma célula protoeucarionte.

III - As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos têm DNA próprio e por isso podem realizar divisão autônoma.

A) II e III são verdadeiras.

B) I, II e III são falsas.

C) I e II são verdadeiras.

D) II e III são falsas.

E) Apenas III é verdadeira.

Resolução

Letra A

I. Falso. A simbiose é um evento bastante comum.

II. Verdadeira. Cloroplastos e mitocôndrias são as duas únicas organelas revestidas por dupla membrana.

III. Verdadeira. Cloroplastos e mitocôndrias apresentam uma independência relativa dentro da célula.

Questão 2

(Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

Resolução

Letra B

Os procariontes não possuem um núcleo definido, e o material genético fica disperso no citoplasma. A letra A na frente da palavra “anucleados” significa “não” ou “sem”. 

Por: Aline Oliveira Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Prefixo
O que é coeficiente de Gini?
Complexo de Golgi
Física Moderna: no que focar para o Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa