Oriunda do grego “botané”, a palavra botânica significa “planta forrageira, erva” e é derivada do verbo boskein, que significa alimentar. Esse ramo da biologia estuda a morfologia e a fisiologia de todas as espécies vegetais e teve início com o botânico sueco, Karl von Linné (1707 - 1778).
A botânica é uma área muito ampla e com inúmeras linhas de pesquisa, sendo considerada uma importante disciplina científica que pode ser dividida em dois grupos fundamentais:
- Botânica aplicada: estuda as relações entre as espécies vegetais e a vida humana, como a botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), fitopatologia (doenças que acometem as plantas úteis aos homens), entre outras.
- Botânica pura: estuda as espécies vegetais com finalidade científica, englobando as disciplinas relativas aos aspectos gerais das plantas, como a botânica geral, que estuda a forma (morfologia), as funções (fisiologia), o desenvolvimento desde a fecundação (embriologia); e os aspectos mais particulares dos vegetais, como a botânica especial, que estuda a classificação dos vegetais (botânica sistemática), a distribuição (fitogeografia) e as anomalias (teratologia).
O estudo de todas as caraterísticas desses seres vivos é de extrema importância, pois eles são imprescindíveis para o meio ambiente e também para o homem, lembrando sempre que é através da manutenção da flora que conseguimos conservar inúmeras espécies de animais.