Benefícios do chocolate

Benefícios do chocolate são observados quando consumimos chocolates com alto teor de cacau, uma vez que esse produto possui compostos que auxiliam na nossa saúde.

O teor de cacau presente no chocolate está diretamente relacionado com os benefícios que esse alimento proporciona à nossa saúde.

Os benefícios do chocolate são inúmeros, destacando-se por ser um alimento rico em antioxidantes, que ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de cânceres. O chocolate também reduz o colesterol LDL, aumenta a sensibilidade à insulina e promove sensação de prazer quando ingerido.

Seus benefícios estão diretamente relacionados com a quantidade de cacau que possui. Isso significa, portanto, que os chocolates mais saudáveis são os amargos, os quais apresentam teor de cacau a partir de 70%. Apesar de ser considerado um alimento funcional, o chocolate deve ser consumido com moderação.

Leia mais: Dicas de uma alimentação saudável

Principais benefícios do chocolate

O chocolate é um alimento energético e nutritivo, sendo responsável por fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Dentre os sais minerais encontrados nele, podemos destacar o magnésio, o cálcio, o cobre, o zinco, o potássio e o ferro. Em relação ao magnésio, é importante destacar que é um sal mineral que favorece o controle da pressão arterial. Já dentre as vitaminas, destacam-se as do complexo B e a C.

O chocolate amargo apresenta uma grande quantidade de cacau em sua composição e, consequentemente, é rico em compostos fenólicos com grande capacidade antioxidante, os quais combatem os efeitos nocivos dos radicais livres. Ao minimizar a ação dos radicais livres, o chocolate diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de cânceres.

O chocolate também melhora à sensibilidade à insulina, possuindo, desse modo, uma capacidade de redução da glicemia. Além disso, o consumo de chocolate amargo reduz o colesterol LDL, melhora a função cognitiva cerebral e a memória e ajuda a reduzir o risco de AVC. Por ter grande quantidade de flavanóis e procianidinas, o chocolate também reduz a tendência de agregação plaquetária, reduzindo, portanto, a formação de coágulos.

O chocolate pode ser benéfico para a saúde do coração.

No chocolate é encontrado também teobromina, que tem papel importante na redução da pressão arterial. Além disso, a substância apresenta propriedades diuréticas, estimulantes e também relaxantes.

Não podemos deixar de citar também o prazer que sentimos ao comermos o chocolate. Nesse alimento é encontrado o triptofano, um precursor da serotonina, que atua na regulação do nosso humor. Além disso, esse alimento estimula a liberação de endorfinas. O chocolate também reduz a excreção de catecolaminas e do cortisol, sendo uma importante arma contra a ansiedade.

Todos os chocolates são benéficos?

O chocolate é considerado um alimento funcional, ou seja, oferece benefícios à saúde. Entretanto, engana-se quem pensa que seus benefícios podem ser observado em todas as variações do produto. Os efeitos benéficos à saúde estão relacionados diretamente com a quantidade de cacau presente no chocolate, sendo assim, a promoção da saúde é uma característica presente nos chocolates ditos amargos.

O chocolate branco apresenta apenas a manteiga do cacau em sua composição, não sendo nem mesmo considerado um tipo de chocolate. O chocolate amargo apresenta 70% ou mais de cacau, o chocolate meio amargo, cerca de 40%, e o chocolate ao leite, de 30%. Dentro do grupo dos amargos, podemos ainda encontrar diferenças, sendo, por exemplo, o que contém 90% de cacau mais saudável que o que contém 70%. Apesar dos benefícios, muitas pessoas não gostam do sabor amargo apresentado pelos chocolates com maior teor de cacau.

A quantidade de chocolate recomendada diariamente ainda não está bem estabelecida. Alguns autores, no entanto, indicam um consumo variando de 6 g a 100 g diariamente.

Leia mais: Riscos de dietas restritivas

O consumo de chocolates pode causar danos à saúde?

O chocolate é um alimento nutritivo, energético e também bastante saboroso. Por melhorar nosso humor e provocar sensação de prazer, muitas vezes, ele é ingerido de maneira excessiva. Esse alimento, no entanto, apresenta muitas calorias, podendo provocar ganho de peso e contribuir para o sobrepeso e a obesidade. Desse modo, seu consumo deve ser feito com moderação.

Não podemos deixar de citar que o chocolate pode causar sintomas imediatos desagradáveis quando consumido em excesso. Algumas pessoas podem apresentar, por exemplo, diarreia, refluxo, enjoo tonturas, zumbidos, entre outros problemas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Bem-vindo, bem vindo ou benvindo?
Independência da América Espanhola
Sistema cardiovascular
Hannah Arendt
Todas as vídeo aulas

Versão completa