O baço é um órgão do sistema linfático e ajuda na proteção do corpo humano.
O baço é um órgão do sistema linfático. Esse órgão é pequeno, pesa cerca de 150 gramas e possui um formato oval. O baço é um órgão muito sensível e se localiza próximo ao estômago, acima do intestino grosso. Apesar de o baço ser um órgão muito importante, sua função não é vital à vida humana.
Leia também: Órgãos e sistemas do corpo humano
Resumo sobre o baço
- O baço é o maior órgão linfático, apesar de ter o tamanho semelhante a uma mão fechada em punho.
- Entre as funções do baço podemos citar a produção de linfócitos e a destruição de células danificadas ou velhas.
- O baço se localiza na região entre a 9ª e a 11ª costela do lado esquerdo.
- Algumas doenças, como tumores, doenças infiltrativas e do fígado, podem causar dores no baço.
- Não fumar, não beber, gerenciar o estresse e manter uma rotina tranquila são atitudes que podem deixar o baço mais saudável.
- Para remover o baço é feita uma intervenção cirúrgica chamada esplenectomia.
Funções do baço
Apesar de ser um órgão pequeno, o baço possui funções específicas e necessárias para que o organismo humano funcione perfeitamente. Apesar de ainda existirem algumas dúvidas e pesquisas sobre as funções do baço, atualmente podemos elencar cinco delas. Veja a seguir.
- Produção de linfócitos: os linfócitos são células que atuam no sistema imune, e o baço é um dos responsáveis pela sua produção.
- Produção de glóbulos vermelhos: tanto a medula óssea quanto o baço podem produzir os glóbulos vermelhos.
- Armazenamento sanguíneo: caso ocorra uma hemorragia no organismo, o baço é um órgão que pode ajudar, pois ele consegue acumular cerca de 250 ml de sangue.
- Destruição de células danificadas ou velhas: a ação de filtração do baço ajuda no processo de eliminar as células que estão velhas ou danificadas, dessa forma abre-se espaço para células sadias no organismo.
- Remoção de agentes externos: alguns agentes externos podem ser patogênicos. A filtração do sangue feita pelo baço funciona como um controle de qualidade, removendo alguns vírus ou bactérias que possam causar dano ao organismo.
Anatomia do baço
O baço é o maior órgão que faz parte do sistema linfático, e a sua anatomia é semelhante a um punho fechado. A cor do baço vai depender da quantidade de sangue que se encontra presente nele, mas de uma forma geral é uma cor púrpura. O hilo é uma parte do baço, ele é uma fissura desse órgão que é localizada em sua borda interna.
Qual a localização do baço?
O baço se localiza na parte superior esquerda da região do abdome, na região entre a 9ª e a 11ª costela do lado esquerdo. Quando comparado com outros órgãos, ele fica localizado logo abaixo do diafragma.
Leia também: Apêndice — anatomia e funções dessa estrutura do corpo humano
Podemos viver sem o baço?
Há sempre um questionamento sobre a possibilidade de um ser humano viver normalmente com a ausência de algum órgão. No caso do baço, sim, é possível que uma pessoa possa viver sem ele.
Apesar de ser possível ter uma vida normal, o indivíduo sem o baço deverá ter alguns cuidados com a sua saúde. Isso porque o baço faz parte do sistema linfático e auxilia na defesa do corpo. Nesse caso, o indivíduo sem esse órgão fica mais vulnerável a doenças, sendo necessário estar com todas as vacinas em dia e buscar manter uma vida mais saudável. Bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae são as que mais causam infecções em pessoas sem o baço.
Quais são as causas das dores no baço?
Em geral, o baço é um órgão que só causa dor pelo aumento de seu tamanho ou devido a alguma lesão. Vamos ver com detalhes cinco causas de dores no baço.
- Aumento ou alteração nas funções do baço: algumas condições de saúde podem causar aumento ou alterações nas funções do baço como: artrite reumatoide, talassemia, alguns tipos de anemias, lúpus, entre outras. Algumas infecções ou efeitos colaterais causados pela ingestão de medicamentos também podem prejudicar o baço.
- Problemas provenientes do fígado: o fígado é um órgão de extrema importância para o nosso organismo, e quando ele passa por problemas como a cirrose, o baço pode aumentar. Além do aumento, dores no lado esquerdo do abdômen podem ocorrer.
- Câncer e doenças que provocam infiltração: alguns tipos de câncer, como linfoma, ou câncer metastático, ou doenças que provocam infiltração, como a leucemia, podem envolver o baço em sua sintomatologia e causar dor.
- Traumatismos ou lesões: caso ocorra algum golpe, trauma ou lesão na região abdominal, pode haver dores no baço. É comum ocorrer esse tipo de situação em acidentes, quedas ou outras formas de lesões, por exemplo, causadas pela prática de esportes radicais.
Como manter o baço saudável?
Para que o seu baço continue saudável é necessário que algumas atitudes sejam tomadas. É importante lembrar que a lista a seguir serve para que outros órgãos se mantenham saudáveis.
- Mantenha uma dieta equilibrada: uma alimentação natural e balanceada fornece ao seu organismo os nutrientes necessários para que as funções do organismo sejam mantidas. Também é importante evitar alimentos processados, ricos em gordura saturada e açúcares refinados.
- Realize exercícios físicos regularmente: manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a melhorar a circulação sanguínea e promove a saúde geral do corpo.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas: consumir bebidas alcoólicas regularmente pode causar efeitos prejudiciais sobre a saúde do baço e do sistema imunológico. Nesse caso, o consumo deve ser evitado ou, no máximo, se deve beber apenas esporadicamente.
- Busque diminuir o estresse: o estresse crônico é um dos sintomas que pode prejudicar a saúde como um todo, interferindo no sistema imunológico. Buscar ter uma rotina mais tranquila é uma opção para gerenciar o estresse.
Curiosidades sobre o baço
- Chama-se esplenectomia a cirurgia para a remoção do baço.
- O baço pode ser retirado por pessoas saudáveis que sofreram uma lesão no órgão ou que possuem alguma doença relacionada a ele.
- O peso do baço é cerca de 150 gramas.
- Baço acessório é o nome dado à condição rara em que algumas pessoas nascem com dois desse órgão.
Fontes:
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13º ed. Rio De Janeiro: Editora Elsevier Ltda, 2017.
HERLIHY, Bárbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano Saudável e Enfermo. 1ed. São Paulo: Manole, 2002.