Astrologia - Horóscopo

A Astrologia não é exatamente uma ciência, pois é o estudo da influência dos astros no comportamento e destino dos seres humanos.

A astrologia é um conhecimento tradicional dos povos da antigüidade, pois desde a era antiga os povos observavam os céus, os astros e utilizavam este conhecimento para diversos tipos de previsões, como épocas de certas colheitas, o tempo, previsões de fatos para reis e à nação, previsões de guerras, catástrofes e sucessão de governantes.

Ela foi desenvolvida na Mesopotâmia, atual Iraque, por volta de 2000 a.C. Os fênomenos astronômicos eram observados e relacionados com os fatos que ocorriam no mundo e na vida dos indivíduos.

Hoje o conhecimento astrológico está difundido, especialmente no Ocidente, várias pessoas fazem consultas diárias em Mapas astrológicos e o seu horóscopo.

A base da astrologia é o mapa natal (também chamado carta natal, carta astrológica, mapa de nascimento, horóscopo ou apenas carta). Este mapa é um digrama bidimensional que representa a posição aparente dos corpos celestes vistos de certo local da Terra em um dado momento. A interpretação do mapa leva em consideração:

- os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si,
- posição destes corpos em relação aos signos do zodíaco,
- posição destes corpos em relação ao horizonte (o ascendente), zênite e nadir, e em um dos sistemas de casas astrológicas.

Há, no entanto, diferenças na forma como estes três apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras idéias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento

Horóscopo

A astrologia divide os tipos humanos em 12, de acordo com a época do ano em que a pessoa nasce (o mês), também chamados de signo solar, representam a posição que estava o Sol em uma das 12 constelações do céu.

A ordem são: áreis, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escoripão, sagitário, capricórnio, aquário e peixes.

Os quatro elementos da natureza (fogo, terra, ar e água) também caracterizam os signos.

Signos de Fogo - áries, leão e sagitário tendem a serem impulsivos;
Signos de Terra - touro, virgem e capricórnio tendem a serem práticos;
Signos de Ar - gêmos, libra e aquário tendem a serem mentais;
Signos de Água - câncer, escorpião e peixes tendem a serem emocionais.

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Argumento por confronto | Tipos de argumento para redação
AO VIVO | Problemas com frações
Tecido Cartilaginoso
Filosofia no Enem: Filosofia Contemporânea
Todas as vídeo aulas

Versão completa