Aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é o nome popular usado para se referir às maiores aranhas do planeta. Possuem veneno pouco tóxico, porém são ricas em cerdas, que podem provocar alergia.

A aranha-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaro é a maior aranha do mundo.

Aranha-caranguejeira é o nome popular de cerca de 900 espécies de aranhas, entre as quais 300 ocorrem em território nacional. São aranhas que se destacam pelo seu grande tamanho, com algumas atingindo 30 cm de comprimento de uma pata a outra. Além disso, possuem corpo repleto de cerdas, as quais podem desencadear crises alérgicas.

 As caranguejeiras são aranhas que evitam a espécie humana e possuem hábitos noturnos. Seu veneno é pouco tóxico para seres humanos, mas eficiente em suas presas. Algumas espécies de caranguejeiras podem se alimentar de presas grandes, como aves e répteis.

Leia mais: Aranha-armadeira — apresenta veneno poderoso e sua picada pode ser bastante dolorosa

Resumo sobre aranha-caranguejeira

  • Aranha-caranguejeira é o nome dado a um grupo que inclui cerca de 900 espécies de aranhas.

  • São aranhas grandes e com corpo repleto de cerdas.

  • São animais que possuem hábitos noturnos e, geralmente, evitam o ser humano.

  • São carnívoras.

  • Possuem veneno pouco tóxico para os seres humanos, porém suas cerdas podem provocar alergias graves.

Características da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras apresentam como característica principal um grande tamanho e o corpo coberto por cerdas sensoriais e urticantes. Quando falamos em aranhas-caranguejeiras, estamos nos referindo a aproximadamente 900 espécies diferentes, sendo que, no Brasil, é possível observar mais de 300 delas.

Como pontuado, essas aranhas apresentam em comum um grande tamanho. A aranha-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaro, por exemplo, pode atingir incríveis 30 cm de comprimento quando medimos da ponta de uma pata a outra. É considerada a maior aranha do mundo.

As cerdas são outra característica muito importante nesse grupo de aranhas. Elas atuam, além da forma sensorial, como uma defesa do animal, que esfrega suas pernas traseiras ao se sentir ameaçado, liberando no ambiente vários desses “pelos”.

A maioria das aranhas-caranguejeiras é conhecida por sua coloração marrom e preta, entretanto, engana-se quem pensa que esses animais não apresentam variação de cores. Algumas dessas aranhas são avermelhadas e há até mesmo espécies azuis. Algumas possuem manchas nas patas, bem como desenhos na região do cefalotórax e abdômen.

As aranhas-caranguejeiras que apresentam esses padrões diferenciados são muito visadas por colecionadores e, consequentemente, por traficantes de animais.

A espécie Poecilotheria metallica é muito cobiçada por colecionadores de animais.

Veneno de aranha-caranguejeira

Muitas pessoas pensam que a aranha-caranguejeira não possui veneno. Entretanto, essa não é uma verdade. Fato é que o veneno dessas aranhas é pouco tóxico para os seres humanos, ocasionando, normalmente, uma dor local de pequena intensidade.

Em alguns casos, no entanto, pode provocar:

  • vermelhidão;

  • inchaço;

  • coceira;

  • ardência;

  • câimbras;

  • espasmos.

Apesar de o veneno não apresentar grande importância médica, é importante destacar que as cerdas urticantes merecem atenção. Essas cerdas, ao serem liberadas pelo ambiente, podem entrar em contato com a pele e mucosa, provocando irritação. Pacientes alérgicos podem desenvolver reações graves aos pelos. Assim sendo, mesmo com o veneno oferecendo pouco risco, a manipulação não é recomendada.

Leia mais: Animais peçonhentos — possuem glândulas especializadas na produção de veneno

Comportamento das aranhas-caranguejeiras

Existem diferentes espécies de aranhas-caranguejeiras, o que dificulta uma descrição detalhada e precisa de todo o grupo. Entretanto, elas são conhecidas por serem animais de hábitos noturnos que, durante o dia, permanecem no interior de suas tocas ou escondidas sob pedras e cascas de árvores. Além disso, sabe-se que elas evitam os seres humanos.

Algumas espécies são muito agressivas, outras, no entanto, permitem até mesmo um delicado manuseio. Os indivíduos deste último grupo servem até mesmo de animais de estimação.

  • Aranhas-caranguejeiras como animais de estimação

A procura por animais de estimação cada vez mais diferentes aumentou em todo mundo. Dentre eles, podemos destacar as serpentes, os lagartos e as aranhas, como a aranha-caranguejeira. A escolha de um animal de estimação deve levar em conta diferentes aspectos, tais como capacidade de manter o animal e tempo para fornecer os cuidados necessários.

As aranhas-caranguejeiras devem ser criadas em aquários ou outras estruturas vendidas em lojas de animais para tal finalidade. A estrutura deve ser fechada de modo a impedir a saída do animal, mas feita de modo adequado para permitir a ventilação. Devem ser fornecidos água e animais vivos para que a aranha possa se alimentar. O alimento bem como a quantidade de vezes que se deve oferecê-lo são informações que o criador deverá adquirir no momento da compra.

É importante destacar que, caso se sinta incapaz de continuar cuidando do animal, nunca se deve soltar a espécie no ambiente.

Algumas pessoas criam aranhas-caranguejeiras como pet.

Alimentação da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras são animais carnívoros que se alimentam, portanto, de outros animais, tais como artrópodes e pequenos vertebrados. O tamanho das presas que elas ingerem está diretamente relacionado com o tamanho da espécie que estamos estudando.

A aranha-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondi), por exemplo, uma espécie de caranguejeira que pode ser encontrada na Amazônia, se alimenta de filhotes de pássaros, podendo ingerir também répteis, anfíbios e roedores.

Fontes

Aprile, M. Caranguejeiras - maiores aranhas da terra provocam medo e admiração. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/caranguejeiras-maiores-aranhas-da-terra-provocam-medo-e-admiracao.htm

Museu Biológico - Instituto Butantan. Bicho do mês Online - aranha. Novembro 2020. Disponível em: https://butantan.gov.br/assets/arquivos/Atracoes/museu_biologico/materiais_educativos/livretos_de_atividades/Livreto%20de%20atividades.%20aranha.pdf

National Geographic Brasil. Como é a maior aranha do mundo. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/02/como-e-a-maior-aranha-do-mundo#:~:text=A%20aranha%2Dcomedora%2Dde%2D,Amaz%C3%B4nia%2C%20encontrado%20principalmente%20na%20Venezuela.

Secretaria da Saúde do Paraná. Acidentes por aranhas. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Acidentes-por-Aranhas

Unifesspa. Professor da Unifesspa dá dicas sobre o cuidado com aranhas caranguejeiras nesta época do ano. Disponível em: https://unifesspa.edu.br/noticias/3091-professor-da-unifesspa-da-dicas-sobre-o-cuidado-com-aranhas-caranguejeiras-nesta-epoca-do-ano  

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Carta aberta
Como resolver questões de função polinomial do 2º grau no Enem
Por que as fake news podem agravar ainda mais questões de saúde pública
Sais: Nomenclatura
Todas as vídeo aulas

Versão completa