Aranha-armadeira

Aranha-armadeira é um nome popular usado para as aranhas do gênero Phoneutria. Apresentam um veneno poderoso, e sua picada pode ser bastante dolorosa.

Ao se sentir ameaçada, a aranha-armadeira se posiciona como na figura.

Aranha-armadeira é o nome popular de um grupo de aranhas, pertencentes ao gênero Phoneutria, que se “armam” quando se sentem ameaçadas. Esses animais adotam uma posição peculiar nessas situações, erguendo as pernas da frente, de modo a mostrar o seu ferrão, e apoiando-se nas pernas traseiras. Essas aranhas são comumente encontradas escondendo-se em plantas, como bananeiras, sob entulhos e até dentro de casas, em móveis e sapatos.

Elas possuem um veneno potente, o qual pode causar dor intensa, vômito, sudorese, aumento da pressão arterial, taquicardia, entre outros sintomas. Em alguns casos, o acidente com elas pode ser fatal. O tratamento inclui o uso de anestésicos e soro antiaracnídico.

Leia mais: Principais diferenças entre os grupos de artrópodes, filo ao qual pertencem as aranhas

Resumo sobre aranha-armadeira

  • O termo aranha-armadeira se refere a diferentes espécies do gênero Phoneutria.

  • Aranhas-armadeiras são grandes, podem atingir até 17 centímetros, têm hábitos noturnos e apresentam coloração variada.

  • Ocorrem na América Central e América do Sul, sendo observadas em todo o território nacional.

  • Possuem veneno.

  • Acidentes com elas podem causar dor, inchaço, vermelhidão, vômitos, taquicardia, arritmia e aumento da pressão arterial.

  • Esses acidentes podem ser fatais.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira é um nome usado para as aranhas do gênero Phoneutria. Existem oito espécies diferentes delas, sendo Phoneutria nigriventer a mais estudada no Brasil e também a principal responsável por acidentes na cidade de São Paulo. Aranhas-armadeiras são assim chamadas por adotarem uma posição de ataque quando encurraladas. Nessas situações, elas erguem as pernas dianteiras, de modo a mostrarem seus ferrões, e se apoiam sobre as pernas traseiras.

As aranhas-armadeiras são animais noturnos, e sua coloração varia a depender da espécie estudada, indo do cinza ao castanho-escuro. Em algumas dessas aranhas, observa-se a coloração marrom e a presença de pontos mais claros no abdome. São relativamente grandes, apresentando até 17 centímetros, contando com suas permas, quando adultas.

Onde as aranhas-armadeiras ocorrem?

As aranhas armadeiras ocorrem na América Central e América do Sul, sendo observadas em todo o território nacional. No total, existem oito espécies, frequentemente observadas se escondendo em plantas, como bromélias, palmeiras e bananeiras, bem como em móveis, sapatos, entulhos e materiais de construção. Por serem observadas com frequência em bananeiras, elas são também conhecidas como aranhas-de-bananeira.

O que aranhas-armadeiras comem?

Aranhas-armadeiras se alimentam de pequenos invertebrados. Em sua dieta, estão incluídos insetos, como baratas e grilos, e até mesmo outras aranhas.

As aranhas-armadeiras têm veneno?

Aranhas-armadeiras têm um veneno poderoso. Esse veneno é formado por diferentes peptídeos e proteínas, sendo possível observar até mesmo a presença de neurotoxinas. Isso significa que a picada de uma aranha-armadeira pode causar danos sérios à saúde, podendo levar até mesmo à morte.

De maneira geral, é comum que a pessoa sinta dor após a picada do animal. Algumas pessoas descrevem essa dor como insuportável. Além dela, vermelhidão na pele, inchaço, sudorese no local da picada, coceira, queimação e dormência são sintomas que podem surgir. Ainda, contração muscular involuntária, respiração acelerada, vômito, palidez, taquicardia, visão turva, arritmia e aumento da pressão arterial podem ser observados em alguns casos.

Leia mais: Aranhas peçonhentas — no Brasil, encontramos diversas espécies, como as aranhas-armadeiras

O que fazer em caso de acidente com aranha-armadeira?

Acidentes com aranhas-armadeiras ocorrem com relativa frequência. Como elas costumam se esconder em locais escuros, como móveis, embaixo de entulhos e no interior de sapatos, ao manusear esses objetos, os seres humanos são frequentemente surpreendidos pela presença delas. Calçar um sapato sem olhar o seu interior é também uma forma frequente de acidente. Além disso, é comum que trabalhadores sejam picados ao coletarem, por exemplo, cachos de banana, um dos esconderijos favoritos de aranhas-armadeiras.

Aranhas-armadeiras são frequentemente observadas embaixo de entulhos, troncos e materiais de construção.

Caso ocorra um acidente com aranhas-armadeiras, é fundamental que se procure ajuda médica, pois, como salientado, o veneno desse animal é poderoso e pode até mesmo levar uma pessoa à morte. O tratamento da picada é feito com base no uso de anestésicos e, em alguns casos, será aplicado o soro antiaracnídico.

O soro é produzido no Brasil pelo Instituto Butantan e é usado no tratamento de veneno de aranhas dos gêneros Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria e de escorpiões do gênero Tityus. O soro antiaracnídico garante a neutralização do veneno desses animais.

Como evitar acidentes com aranhas-armadeiras?

Aranhas armadeiras costumam se esconder em locais escuros como plantas, entulhos, móveis e sapatos, portanto, atenção ao manusear esses objetos é fundamental. Além disso, para evitar acidentes com elas, recomenda-se:

  • examinar roupas antes de vesti-las;

  • olhar o interior dos sapatos antes de calçá-los;

  • manter o quintal limpo, não acumulando lixos ou entulhos;

  • realizar jardinagem apenas com luvas e calçados;

  • ter cuidado ao manusear troncos, pedras e materiais de construção;

  • vedar portas e janelas para evitar que aranhas e outros animais adentrem a casa. 

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Vidas Secas | Análise Literária
Combinação com repetição
Linha Internacional de Data (LID)
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa