Anfisbena

Anfisbena é um animal, também conhecido como cobra-de-duas-cabeças, que se destaca por ser um réptil de hábito fossorial e carnívoro.

A cauda e a cabeça da anfisbena são muito semelhantes.

Anfisbena é um réptil que se destaca por apresentar uma cabeça muito semelhante à sua cauda, sendo esse o motivo pelo qual é também conhecido como cobra-de-duas-cabeças. Trata-se de um animal carnívoro e que apresenta pequenos olhos e corpo cilíndrico, alongado e recoberto por escamas.

Possui hábito fossorial, sendo capaz, portanto, de construir túneis, os quais permitem que água e ar entrem mais facilmente no solo. Destacam-se ainda por não serem animais venenosos, não representando, portanto, nenhum risco ao ser humano.

Leia também: Pítons — onde vivem, do que se alimentam, perigos e outras curiosidades

Resumo sobre anfisbena

  • Anfisbena é um réptil também conhecido como cobra-de-duas-cabeças.

  • Apesar de ser chamada de cobra-de-duas-cabeças, a anfisbena apresenta uma cabeça só.

  • Possui cabeça e cauda muito similares, o que acaba confundindo predadores.

  • Possui corpo cilíndrico, alongado e com escamas.

  • Os olhos da anfisbena são bastante pequenos.

  • Esses animais se destacam por seu hábito fossorial.

  • As anfisbenas se alimentam de animais como insetos e minhocas.

  • Não possuem veneno, não representando risco para os seres humanos.

O que é uma anfisbena?

Anfisbena, também conhecida como cobra-de-duas-cabeças, é um animal pertencente ao grupo dos répteis, mais precisamente ao grupo denominado Squamata, assim como lagartos e serpentes. O termo anfisbena vem do grego amphi, que significa duplo, e baen, que significa caminhar.

O nome é uma referência ao fato de que a cabeça e a cauda do animal são bastante semelhantes, o que dá a falsa impressão de que ele é capaz de se mover tanto para frente como para trás. Em todo o mundo existem mais de 130 espécies de anfisbenas.

Características da anfisbena

A principal característica da anfisbena é a semelhança apresentada entre a cabeça e a cauda, uma característica que a faz ser conhecida como cobra-de-duas-cabeças. Além disso, é um animal que possui corpo cilíndrico, alongado, e, na maioria das espécies, não se observa a presença de patas.

Esses animais também possuem corpo recoberto por escamas lisas e pequenas, as quais estão dispostas em anéis ao redor do corpo. A maioria das anfisbenas possui pequeno porte, apresentando, em média, cerca 15 cm de comprimento.

Apesar de apresentarem características que as tornam semelhantes às serpentes, as anfisbenas podem ser facilmente diferenciadas desse outro réptil. Enquanto as serpentes possuem uma cauda que se afunila na extremidade, as anfisbenas possuem cauda grossa e do mesmo tamanho da cabeça.

Veja também: Cobra-cega — outro animal que tem hábito fossorial

Onde a anfisbena vive?

As anfisbenas são animais que apresentam hábito fossorial, ou seja, são encontradas vivendo embaixo da terra. Assim como minhocas, são capazes de construir galerias, contribuindo, desse modo, para a penetração de água e ar no solo. Em casos de chuvas fortes, a água acaba encharcando o solo e as galerias feitas por esses animais. Nessas situações, é comum que as anfisbenas subam até a superfície.

Para construírem suas galerias, as anfisbenas utilizam sua cabeça rígida. Vale destacar que o formato da cabeça desses animais é uma importante característica a ser observada para identificação das espécies. Os olhos reduzidos e pouco desenvolvidos são uma característica também relacionada com o hábito fossorial.

O que a anfisbena come?

Esses animais alimentam-se, geralmente, de insetos, como cupins e formigas, e também de anelídeos, como minhocas. Suas presas são localizadas com a ajuda do olfato e a capacidade de perceberem as vibrações no solo. Vale salientar que por possuírem hábitos fossoriais, pouco se sabe a respeito de características como sua reprodução e ecologia.

Anfisbena é venenosa?

Anfisbenas não são animais venenosos, portanto ao avistá-las, não há motivo para pânico.

A anfisbena é um animal que não possui veneno, não oferecendo, portanto, nenhum tipo de perigo aos seres humanos. Entretanto, é importante destacar que esses animais mordem e, mesmo que não haja veneno, a mordida pode provocar dor na vítima.

Saiba mais: Animais peçonhentos — o que os torna diferentes dos animais venenosos?

Curiosidades sobre a anfisbena

  • As anfisbenas, quando se sentem ameaçadas, levantam a cauda e a cabeça ao mesmo tempo com o objetivo de confundir os predadores. Caso o predador ataque a cauda do animal, sua cabeça está livre para que a anfisbena possa mordê-lo.

  • Possui autotomia caudal, o que significa que a anfisbena pode amputar espontaneamente sua cauda para evitar uma predação.

  • Nesses animais, no entanto, a cauda não se regenera.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Neonazismo
Método científico
Funções orgânicas no Enem: como esse tema é cobrado?
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa