Afasia

Afasia é uma condição em que a capacidade de comunicação do indivíduo é afetada. Pode ser causada por AVCs, tumores, aneurismas e traumatismos cranioencefálicos.

A dificuldade de comunicação afeta negativamente o indivíduo com afasia, e ele acaba se tornando muito dependente de outras pessoas.

Afasia é um distúrbio na linguagem que afeta negativamente a forma como o indivíduo se comunica. As afasias não são uma doença, e sim uma manifestação relacionada com lesões cerebrais. Sua causa mais comum é o AVC que acomete o hemisfério esquerdo do cérebro.

Uma pessoa com afasia pode apresentar dificuldade para encontrar palavras ao se comunicar, problemas para compreender outras pessoas e até mesmo para ler e escrever. Terapias a fim de promover a comunicação do indivíduo são essenciais para garantir sua independência e devem ser iniciadas de forma imediata após o diagnóstico.

Saiba mais: Convulsões — os distúrbios que ocorrem em razão de uma descarga elétrica anormal no cérebro

Resumo sobre afasia

  • Afasia é uma condição que ocorre como consequência de uma lesão no cérebro.

  • Geralmente, a afasia advém de um acidente vascular cerebral.

  • Tumores, traumatismos e doenças metabólicas também podem desencadear a afasia.

  • A afasia não é um tipo de doença.

  • O tratamento visa garantir a independência da pessoa, proporcionando maior facilidade de comunicação no seu dia a dia.

O que é afasia?

Afasia é um distúrbio de linguagem que interfere na capacidade de comunicação do indivíduo. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a afasia não é uma doença. Trata-se de uma manifestação observada em decorrência de uma lesão no cérebro.

Essa condição pode ser observada em pessoas de todas as idades, entretanto, é comum entre pessoas idosas. Isso pode ser explicado pelo fato de AVCs, uma das principais causas de afasia, ocorrerem com maior incidência nessa faixa etária.

→ Sintomas de afasia

Uma pessoa com afasia pode apresentar dificuldade de encontrar uma palavra específica na hora de formar uma frase, não compreender adequadamente o que as pessoas dizem, falar frases curtas ou incompletas, dizer coisas sem sentido ou trocar uma palavra por outra. Algumas pessoas apresentam, ainda, dificuldade de leitura e escrita. Os sintomas variam muito entre os indivíduos, sendo que nem todos têm comprometidas todas as habilidades necessárias para se comunicar.

Tipos de afasia

As afasias podem ser classificadas em dois grandes grupos: as fluentes e as não fluentes. Essa classificação considera a fluência do discurso.

  • Afasias não fluentes: o indivíduo apresenta fala pausada e com muito esforço.

  • Afasias fluentes: a pessoa é capaz de produzir fala encadeada.

É importante destacar que existe ainda a chamada afasia progressiva primária. Nesse caso, não nos referimos apenas a um comprometimento da linguagem, mas sim a um tipo de demência, ou seja, de uma doença. A afasia progressiva primária não apresenta cura e é considerada uma doença demencial mais agressiva que o Alzheimer.

Causas da afasia

As afasias podem ser causadas por AVCs, tumores, traumatismos, dentre outros problemas.

A afasia é um comprometimento da linguagem que ocorre em decorrência de um dano cerebral. A causa mais comum de afasia é o acidente vascular cerebral (AVC) no lado esquerdo do cérebro. Além do AVC, tumores cerebrais, traumatismos cranioencefálicos, infecções, alguns tipos de demências, doenças metabólicas e aneurismas podem ser responsáveis por causar essa condição.

Leia também: Doença de Parkinson — uma doença neurológica degenerativa progressiva

Tratamento da afasia

A afasia é um distúrbio que acomete de maneira significativa a capacidade do indivíduo de se comunicar, portanto ele acaba se tornando muito dependente de outras pessoas para realizar a maioria das atividades de seu dia a dia. Assim, as terapias visam deixar a pessoa mais independente, aumentando assim sua qualidade de vida.

De acordo com Conversando sobre afasia: guia familiar, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, as abordagens de reabilitação da linguagem para pessoas com afasia podem ser divididas em duas categorias:

  • Terapias centradas no déficit: As terapias centradas no déficit, de acordo com esse órgão, têm como objetivo melhorar as funções da linguagem por meio da estimulação dos grupos de habilidades comprometidos no paciente, como expressão e compreensão oral, leitura e escrita.

  • Terapias compensatórias: As terapias compensatórias são voltadas para o aprimoramento da comunicação por qualquer meio, como gestos e imagens. Elas aproveitam as oportunidades de comunicação que aparecem nas interações normais do dia a dia.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal
Gripe Espanhola
Tuberculose
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa