Adenovírus

Adenovírus é o nome dado aos vírus da família Adenoviridae. Estão relacionados com o desenvolvimento de problemas como resfriado, cistite e conjuntivite.

Adenovírus são vírus não envelopados, apresentam simetria icosaédrica e DNA dupla fita.

Adenovírus são vírus pertencentes à família Adenoviridae. São conhecidos, principalmente, pelas doenças que causam em humanos, como o resfriado comum. Além de provocarem infecções respiratórias, eles estão relacionados com infecções oculares, urinárias e gastroentéricas.

Até o momento, não há tratamento específico para doenças provocadas pelos adenovírus, entretanto, o que se observa, na maioria dos casos, é uma eliminação completa do vírus devido à ação do sistema imunológico. Para pacientes que apresentam infecções por esse grupo de vírus, recomenda-se hidratação e repouso.

Leia mais: Importância da água para o organismo

Resumo sobre adenovírus

  • Adenovírus pertencem à família Adenoviridae.

  • São vírus não envelopados, de simetria icosaédrica e DNA dupla fita.

  • Foram descobertos em 1953.

  • Entre os problemas que podem causar, estão as infecções respiratórias, como o resfriado comum.

  • Além de infecções respiratórias, podem provocar infecções do trato intestinal, conjuntivites, meningoencefalite, cistite hemorrágica, falência hepática em imunocomprometidos e pneumonias fatais em neonatos.

  • Não existe tratamento específico para as infecções provocadas por eles.

Características dos adenovírus

Adenovírus são vírus da família Adenoviridae que se destacam por serem não envelopados, apresentarem simetria icosaédrica e DNA dupla fita. Essa família de vírus se divide em quatro gêneros, os quais infectam diferentes seres vivos: Mastadenovirus (infecta mamíferos, como seres humanos), Aviadenovirus (infecta aves), Atadenovirus (infecta ruminantes, marsupiais e répteis) e Siadenovirus (infecta peixes, anfíbios e aves).

Doenças causadas por adenovírus

Os adenovírus podem causar diversas doenças em adultos e também crianças, afetando, principalmente, este último grupo e adultos imunocomprometidos. Em pacientes imunocomprometidos, como indivíduos transplantados ou com aids, os adenovírus podem levar a infecções generalizadas.

O resfriado comum é uma das infecções causadas por adenovírus.

Entre os problemas que os adenovírus podem causar, estão:

  • infecções respiratórias, como o resfriado comum;

  • infecções do trato intestinal, como diarreia em crianças;

  • conjuntivite;

  • meningoencefalite;

  • cistite hemorrágica;

  • falência hepática em imunocomprometidos;

  • pneumonias fatais em neonatos.

Recententemente, no ano de 2022, os adenovírus foram relacionados com um surto misterioso de hepatite em crianças. A associação foi feita, pois, apesar de o adenovírus não ser causador comum da hepatite, essa complicação rara já foi observada. Não podemos deixar de mencionar que, apesar de muitas pessoas especularem essa associação, a vacina contra covid-19 não está relacionada com os casos de hepatite em crianças.

Essa informação já foi confirmada, pois a maioria das crianças não havia sido vacinada contra a doença. Entretanto, ainda estão sendo realizados estudos para confirmar ou excluir a hipótese de que a hepatite seja resultado da infecção pelo SARS-CoV-2.

Como se pega adenovírus?

Os adenovírus podem ser transmitidos de diferentes formas, como pelo contato direto com a pessoa doente, pela via fecal-oral e por aerossóis. O vírus também pode sobreviver sobre superfícies, podendo ser encontrado, por exemplo, em maçanetas. Esses locais, podem, portanto, ajudar na transmissão.

Diante das formas de transmissão, podemos concluir que a prevenção da infecção pelo adenovírus pode ser feita de maneira bastante simples: lavando sempre as mãos, principalmente antes de manipular alimentos e após ir ao banheiro, e evitando contato com pessoa doente. É importante também que, ao espirrar ou tossir, o doente cubra seu nariz e boca. Com essa atitude simples, evita-se que o vírus seja espalhado pelo ambiente.

Confira nossa videoaula: 5 doenças transmitidas pelo beijo

Sintomas das doenças causadas por adenovírus

Os adenovírus são responsáveis por diferentes patologias, muitas das quais são assintomáticas. De maneira geral, a maioria das infecções são leves, porém casos mais graves podem ser observados, especialmente em crianças e imunocomprometidos.

As infecções respiratórias provocadas por adenovírus, como o resfriado comum, levam ao desenvolvimento de sintomas como: tosse, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. Esses vírus relacionam-se ainda com quadros intestinais, os quais podem desencadear febre, diarreia, dor de barriga e vômito. As conjuntivites virais, por sua vez, podem levar a lacrimejamento, vermelhidão, nos olhos, fotofobia e desconforto ocular.

Como tratar as doenças causadas por adenovírus?

Não existe tratamento específico para as infecções provocadas por adenovírus, sendo o modo de tratar sintomático, ou seja, voltado para os sintomas. Hidratação e repouso são algumas das recomendações para essas situações. Apesar de não haver tratamento, pacientes com doenças provocadas por adenovírus, em geral, se recuperam por completo.

História dos adenovírus

Os adenovírus foram descobertos em 1953, quando Rowe e colaboradores estudavam o agente causador de uma infecção respiratória aguda. Os pesquisadores então descreveram um agente capaz de provocar a degeneração espontânea em culturas celulares derivadas de tecido da adenoide humana.

No ano de 1954, Hilleman e Wener conseguiram isolar, em secreções respiratórias, um agente que apresentava características semelhantes às observadas por Rowe. Na ocasião, os pesquisadores buscavam o agente causador de uma epidemia de doença respiratória em recrutas das forças armadas. Os agentes etiológicos observados pelos pesquisadores só receberam a denominação adenovírus no ano de 1956. O nome é uma referência ao tecido em que foram descobertos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Alberto Caeiro | Heterônimos de Fernando Pessoa
Dicas para começar a estudar Matemática
Queimadas
Fenômeno da difração
Todas as vídeo aulas

Versão completa